Orientação aos autores

Podem ser propostos para publicação textos que se enquadrem em uma das seguintes seções:

 

Críticas & alternativas: artigos (5.000-8.000 palavras) sobre questões políticas (mas que não se esgotem completamente na conjuntura imediata) e teóricas (mas com uma clara relação com/inspiração na práxis); artigos baseados em estudos empíricos (mas teoricamente lastreados e politicamente dotados de uma clara linha libertária). Não serão acolhidos trabalhos empiristas, intervenções politicamente ambíguas (isto é, não claramente libertárias) ou reflexões teóricas herméticas e desconectadas da práxis.

 

Direto da luta: entrevistas com/falas de lutadoras e lutadores que animem movimentos sociais emancipatórios, relatando experiências e expectativas. Os depoimentos não precisam ser necessariamente de militantes que se definam explicitamente enquanto libertários. Porém, tampouco se trata de colher depoimentos daqueles que cultivem valores político-filosóficos e/ou vínculos organizacionais (partidos políticos e organizações verticais em geral) incompatíveis com a identidade libertária. Os textos devem ter, no máximo, 8.000 palavras.

 

Encontro com os clássicos: trabalhos de autores clássicos em sentido estrito (vale dizer, vinculados ao anarquismo clássico) ou, eventualmente, também de autores considerados como “novos clássicos” (a exemplo do neoanarquista Murray Bookchin ou do autonomista Cornelius Castoriadis). Contudo, a prioridade será dada para textos de difícil acesso, por serem muito antigos e/ou por não terem, ainda, tradução para o português. Não há limite fixo em matéria de quantidade de palavras.

 

Resenhas: análises e comentários sobre artigos e livros que versem sobre temas de interesse para o pensamento e a práxis libertários. Os textos das resenhas não devem ultrapassar 3.000 palavras.

 

Os textos devem ser digitados em formato Microsoft Word, com espaçamento 1,5 entre as linhas, fonte Times New Roman tamanho 14 e sem recuos e espaçamento de parágrafos. No total de páginas, devem ser computadas tabelas, figuras e referências ou bibliografia.

Todos os textos podem ser enviados para o endereço eletrônico revistaterritorioautonomo@gmail.com, sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), acompanhados de uma página (arquivo separado) em que conste o seguinte: nome(s) do(s) autor(es), filiação acadêmica ou vínculo com movimentos sociais, data de elaboração do artigo e endereço para correspondência (postal e eletrônico). Os artigos não necessitam de resumo em português ou palavras-chave, mas devem, preferencialmente (não é obrigatório), vir acompanhados de abstract e/ou resúmen expandido (cerca de 400-500 palavras) visando a facilitar sua disseminação fora do Brasil.

As referências a autores, nos textos a serem publicados na revista, deverão ser feitas no corpo do texto, indicando-se o sobrenome em caixa alta ou caixa alta e baixa, segundo os casos, seguido do ano de publicação da obra. Exemplo: (CASTORIADIS, 1990), Castoriadis (1990). Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, publicada no mesmo ano, deverão ser acrescentadas as letras do alfabeto em minúsculo, após o ano da publicação, por ordem de citação nas referências apresentadas ao final do texto. Exemplo: (CASTORIADIS, 1990a), (CASTORIADIS, 1990b), (CASTORIADIS, 1990c).

As citações literais de trechos de textos de outros autores, se tiverem até três linhas, devem manter-se no corpo do texto entre aspas e, se tiverem mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 1cm de cada lado, em fonte Times New Roman 12, sem aspas.

Expressões ou trechos de seu texto, aos quais o(a) autor(a) queira dar destaque, deverão ser escritos em itálico. O itálico também deverá ser utilizado para as expressões em língua estrangeira. Exemplos: tout court, a fortiori, Weltanschauung, a priori.

As figuras deverão ser encaminhadas no seu formato digital (JPG, GIF, TIF), em uma resolução mínima de 300dpi; elas não poderão exceder o tamanho de 23 x 16 cm. Os originais devem ser enviados sem molduras, com escala gráfica (no caso de mapas) e legendas legíveis.

As notas devem ser inseridas no rodapé da página em que forem indicadas.

As referências e citações, ao final do texto, devem seguir o modelo abaixo. É fundamental que os nomes dos autores venham completos na bibliografia. Quando se tratar de somente dois autores, os nomes de ambos devem ser mencionados; em se tratando de três ou mais autores, apenas o primeiro será referido. Os títulos dos livros devem vir destacados em itálico; não é necessário pôr em itálico os subtítulos e os títulos de capítulos específicos e de artigos. É necessário indicar as páginas inicial e final dos artigos. Exemplos:

 

CASTORIADIS, Cornelius e COHN-BENDIT, Daniel (1981 [1981]): Da ecologia à autonomia. São Paulo: Brasiliense.

 

BOOKCHIN, Murray et al. (1991 [1989-1990]): Defending the Earth. A Debate Between Murray Bookchin and Dave Foreman. Montreal e Nova Iorque: Black Rose Books.

 

KROPOTKIN, Piotr (1987 [1887]): As prisões. In: Kropotkin: textos escolhidos [seleção de Maurício Tragtenberg]. Porto Alegre: L&PM.

 

RECLUS, Élisée (1864): L’Homme et la Nature: De l’action humaine sur la géographie physique. Revue des Deux Mondes, vol. 54, pp. 762-771.

 

Será responsabilidade do(a) autor(a) a correção ortográfica e sintática do texto. Nos casos em que o Coletivo Editorial indicar a necessidade de revisão, o(a) autor(a) precisará atender à solicitação e, posteriormente, submeter o texto para nova apreciação.

A avaliação dos textos será realizada por dois membros do Coletivo Editorial. Nas situações em que não houver consenso no parecer, a arbitragem será decidida por meio de um terceiro membro do Coletivo. Eventualmente, em casos especialmente polêmicos, será feita consulta a todos os seus membros. No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aceito sem restrições; texto aceito com sugestões de modificação; texto recusado. Os trabalhos, após modificados pelos autores, serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão.

A revista Território Autônomo opera em regime de copyleft. Não são pagos direitos autorais, e os textos podem ser reproduzidos livremente sem quaisquer ônus, bastando citar a fonte.